quarta-feira, 7 de abril de 2010

7 de abril - Dia do Jornalista

Mesmo que o diploma já não valha de nada e que políticos ainda teimem em nos censurar, hoje, dia 7 de abril, Dia do Jornalista, acho que temos muito que comemorar e nos orgulhar.
Somos profissionais plurais, dos bastidores, das redações e das ruas, dos departamentos de comunicação, marketing, recursos humanos, das agências de comunicação e da imprensa, somos profissionais curiosos, de sangue quente e alma criativa, ávidos por informação, conhecimento e, sobretudo, pela verdade.
Neste dia 7 de abril, quando comemoramos 70 anos desta profissão, deixo abaixo um pequeno texto que relata um pouco de como tudo começou...

“A invenção da imprensa, por Johannes Genfleisch Gutenberg, em 1442 na Alemanha, possibilitou a impressão de livros e jornais. O primeiro livro impresso em prensa foi uma edição da Bíblia, em 1455. Com a evolução das técnicas foi possível a inserção de figuras e ilustrações. Em 1486, os franceses começaram a produzir almanaques e revistas, em 1529 foi lançado o que seria o precursor do jornal: folhas soltas, que continham informações e notícias.
Em 1597, ao adotar periodicidade na produção dos exemplares, os suíços introduziram essa característica ao "folhetim". Ao somar as duas especificidades (notícias e periodicidade), em 1605, na Bélgica, foi lançado o primeiro jornal, que se espalhou pela Europa.
No Brasil, em 1747 a imprensa foi proibida pelos portugueses, apenas um ano após ter sido inaugurada no Rio de Janeiro. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808 criou-se aqui, a Imprensa Régia, órgão exclusivo do governo. Diante dessa forma de repressão o primeiro jornal brasileiro foi produzido em Londres.
Em 1808, Hipólito da Costa inaugurou o Correio Braziliense, periódico que criticava o governo português, que impossibilitado de proibir sua impressão, aplicava penas a quem o lesse, e determinou a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, que divulgava notícias favoráveis ao Reino Português.
Em 1822, com a conquista da independência o Correio Brasiliense foi fechado, 175 edições depois, pelo seu fundador que é considerado o patrono da imprensa no Brasil.
Em 1934 foi fundado o primeiro sindicato dos jornalistas, em Juiz de fora (MG), porém a regulamentação da profissão veio apenas em 1938 e a exigência de diploma de curso superior foi determinada em 1969”.

Para quem quiser saber outras curiosidades como esta, acesse o site: http://www.facom.ufba.br/com112_2001_2/buracodaimprensa/curiosidades.htm
É isso! Parabéns a todos os Jornalistas!

2 comentários:

  1. Marina

    Parabéns pela iniciativa (do blog e da postagem em comemoração ao nosso dia).

    Para homenagear todos os profissionais de jornalismo quero lembrar uma célebre frase do genial Antonio Maria:
    “Que bobos! Eles pensam que os jornalistas escrevem com as mãos”
    Há anos, por não ter medo de dizer a verdade, Antônio Maria Araújo de Morais, que nasceu no Recife, em 17 de março de 1921, então jornalista da Última Hora, foi espancado por um bando de capangas. E, principalmente, teve suas mãos pisoteadas para que não pudesse escrever a sua coluna. No dia seguinte, na sua coluna, ele cunhava a frase acima.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e pelo nosso dia!

    ResponderExcluir