quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sustentabilidade nas organizações

Hoje, 22 de abril, é o Dia Mundial da Terra, data em que a mídia reforça bastante a questão da sustentabilidade e a população reflete sobre o que pode ser feito para que o Planeta Terra respire melhor.


Esta data foi instituída na década de 70 durante um movimento estudantil de dezenas de universidades dos Estados Unidos, mas a questão da sustentabilidade pegou mesmo nas organizações há cerca de uma década apenas.

Coleta seletiva, uso responsável do papel, substituição de copos descartáveis pelos de vidro, reciclagem de materiais, economia de energia, enfim, alternativas para minimizar o impacto da poluição no meio ambiente não faltam! E exemplos de empresas que levam muito a sério esta questão também não. Veja a pesquisa divulgada pela Revista Exame em 2009, sobre àquelas que mais praticam a sustentabilidade aos olhos dos consumidores http://portalexame.abril.com.br/negocios/exame-elege-walmart-empresa-sustentavel-ano-511672.html
Mas, o caminho que leva o “tal” produto sustentável a chegar nas prateleiras, precisa antes passar pela compreensão dos colaboradores dessas empresas. É necessário um trabalho de conscientização com o público interno. E isso não se faz do dia para a noite. Esse trabalho é lento, gradual e deve ser contínuo.

Palestras, manuais, treinamentos, entre outras dezenas de ações devem sempre permear o dia a dia dos colaboradores. E muito mais do que isso, deve fazer parte da cultura organizacional das empresas.
Aproveito para encerrar este post, divulgando o link da Planeta Terra Comunicação Corporativa: http://www.planetaterracom.com.br/oque.html empresa do grupo Multiart André Godoi (onde trabalho) e que atua na criação e desenvolvimento de ações de comunicação interna voltadas para a sustentabilidade. Vale a visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário