terça-feira, 13 de abril de 2010

Comunicação Interna em Quadrinhos

Recentemente na agência em que trabalho, tive meu primeiro contato com uma ferramenta de comunicação um tanto quanto irreverente e interessante: Uma revista em quadrinhos, desenhada e desenvolvida especialmente para o público interno, com o objetivo de transmitir de forma lúdica, informações importantes para funcionários que não possuem o hábito da leitura, como operadores de máquinas, mecânicos, operários, etc.


Transformar um assunto tão imprescindível e aparentemente “maçante” como o 5S, Seis Sigma, Lean Manufacturing, entre outros, em algo divertido, acreditem, dá um resultado incrível! (acima, a capa da última revista em quadrinhos desenvolvida para funcionários da fábrica de uma empresa de produtos de higiene e limpeza)

Eu aposto todas as minhas fichas nesta ferramenta de comunicação, pois além de chamar a atenção por si só, pelo próprio formato que tem, ela desperta a atenção por tratar de forma leve assuntos densos, permitindo que o conteúdo seja facilmente assimilado por todos, bem diferente das velhas e cansativas reuniões, treinamentos e palestras. Não que estes sejam dispensáveis, mas uma ferramenta de comunicação com este formato ajuda tudo a ficar mais compreensível e prático.
E o mais interessante é que os personagens da revista em quadrinhos são os próprios funcionários, ou seja, a leitura ganha um sabor todo especial...
Enfim...É algo delicioso de escrever, de ler e reflete consideravelmente nos resultados da empresa que aplica este tipo de comunicação.

Se você já conhece as revistas em quadrinhos, ótimo! Comente sua experiência sobre o assunto. E para àqueles que ainda não tinham ouvido falar, experimentem! Vale muito a pena...

Um comentário:

  1. No Sistema que trabalho, tem o Sesi e o Sesi tem uma revsita em quadrinhos, o Sesinho. Voltada para educação das crianças. Segue link http://www.cni.org.br/portal/main.jsp?lumChannelId=8A81818B14AC7B9C0114ACEC402E3F67

    Acho uma forma de comunicar muito divertida e é possível passar mensagens como ética, moral, educação de uma forma suave. Mas como é voltado para crianças é prciso ter muito cuidado. Lembro de um exemplar que trazia a relação da criança com a internet, de não dar senhas, não falar com estranhos em chats, não marcar encontros, essas coisas e no final a conclusão (diferente do que eu pensava) era que não precisa ter medo de tudo, ou seja, dá pra marcar um encontro com outra criança desde que os pais saibam e aprovem.

    MATEUS

    ResponderExcluir