segunda-feira, 14 de junho de 2010

Comunicação e os Mascotes

Embora eu não seja lá uma torcedora fiel e muito menos apaixonada por futebol, não há como não falar aqui no blog sobre Copa do Mundo . Por onde eu ando, vejo um “verde e amarelo”...Acabei não resistindo e no post de hoje, falarei um pouco sobre os “fofinhos” Mascotes, sempre presentes nos mundiais.

Mas, você sabe como toda essa história começou? É o que eu vou contar abaixo.
Isso vem desde a Copa de 1966 na Inglaterra, quando criaram o Willie, um leão que remetia ao símbolo típico do Reino Unido, vestindo uma camisa com a Union Flag inscrita com as palavras "World Cup".
E o mascote da Copa deste ano? Você já conhece? É o Zakumi. O nome, apesar de estranho, tem um significado bem interessante: trata-se de um leopardo (o animal mais veloz entre os felinos) e que no dialeto africano, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10, ano da Copa.
Seja em uma campanha de comunicação ou em eventos de grandes proporções, como a Copa do Mundo, o mascote é um poderoso instrumento de marketing e de divulgação.
O mascote reforça o lançamento de um determinado produto ou acontecimento e conquista o público pelo carisma e o jeito “fofinho” de ser.

Um comentário:

  1. Muito bem Figueira, conseguiu abordar um assunto diferente dentro do tema da Copa do Mundo e relacionado à comunicação.

    Parabéns!

    Érida Soares

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