sexta-feira, 7 de maio de 2010

Público interno e suas denominações

É curioso observar a variedade de terminologias utilizadas pelas empresas na comunicação com seu público interno.
Escrevendo para publicações de várias empresas e de diferentes segmentos, percebo bastante diferença de uma para outra, não apenas quanto ao conteúdo divulgado e a forma como querem atingir este público, mas também como “chamam” as pessoas que trabalham lá.
Já vi de tudo! Desde as formas mais usuais como funcionário, colaborador, até as mais incomuns como “associado”, “integrante”, “colega”, “empregado”, “membro”, e por aí afora.
Não condeno nenhuma dessas denominações, pois elas variam de acordo com a cultura, os valores e o público da organização, porém considero interessante sempre observar se a nomenclatura empregada motiva e envolve. Fazer com que o funcionário se veja nos veículos de comunicação é outro aspecto que também merece atenção. Seja em um depoimento, foto legenda ou na lista de aniversariantes do mês, enfim, ele deve ser sempre evidenciado. Isso, além de dar mais credibilidade à notícia, aumenta a motivação e impacta positivamente na produtividade.
Encerro este post deixando a opinião e explicação do consultor de empresas Max Gehringer que destaca a diferença entre as formas mais utilizadas pelas empresas: funcionário e colaborador. Confira no link http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2006/03/01/FUNCIONARIO-OU-COLABORADOR.htm
E na empresa em que você trabalha? Que nomenclatura é dada ao público interno?

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